Frida Kahlo, À Revolução - Feira do Livro de São Leopoldo

Há dois anos atrás, em dezembro de 2008 estreiamos no I Festival de Esquetes de São Leopoldo, com nosso estudo sobre a pintora mexicana, em estado ainda embrionário: um esquete de 20 minutos. Saímos da estréia contentes pelo trabalho, famintos por mais pesquisa e com o Prêmio do Júri Popular. Hoje, depois da terceira temporada em Porto Alegre e depois de levar o espetáculo para Erechim, Lajeado, Bento, Santa Rosa, Novo Hamburgo, entre outros lugares - voltamos à nossa cidade natal.

É a segunda vez que o espetáculo completo será apresentado na Cidade ( estivemos no Aldeia SESC de 2009) e a primeira que apresentamos  no Teatro Municipal de São Leopoldo. Nossa expectativa é a melhor possível!

A Frida sempre foi uma ávida leitora. Herdou do pai o gosto pela filosofia e pelos escritores alemães (Guilhermo Kahlo ou Wilhelm Kahl, era alemão-judeu). Na época da Escola preparatória, onde estudavam 4000 e apenas 200 mulheres, ela e mais oito amigos formaram o grupo Los Cachucas. Frida estagiava na Biblioteca Nacional, onde o grupo se reunia para ler, recitar poemas e pensar uma arte mais engajada e voltada para a cultura mexicana. Ela jamais imaginava que viraria tema de tantas publicações: biografias; edições sobre artes plásticas;  livros com fotos; livros de medicina, moda, política, etc.

Do mesmo modo que ela se inflava de inspirações garimpadas através da leitura. Nós, que a estudamos há mais de dois anos também bebemos essencialmente na palavra escrita para descobrí-la mais e mais. Abaixo listo nossa bibliografia.
Por tudo isso, estamos muito alegres de voltarmos pro palco onde tudo começou, justamente na programação da Feira do Livro.

P.S. A arte do anexo é minha - uma brincadeira lógico, já que o livro da Rauda Jamis é de 1987. A mão segurando o livro é minha, dessa foto anexada.






1) BIBLIOGRAFIA
KAHLO, Frida – Suas Fotos – Cosac Naify – 2010
LE CLÉZIO, J.M.G – Diego e Frida – Record - 2010
KAHLO, Frida – O diário de Frida Kahlo, um auto-retrato íntimo – José Olympio Editora - 1995
JAMIS, Rauda – Frida Kahlo – Biografia – Martins Fontes - 1987
EGGERT, Edla (Org.) – Re Leituras de Frida Kahlo “Por uma estética da diversidade machucada” – Santa Cruz do Sul – Edunisc – 2008
KAHLO, Frida – Compilação Martha Zamora – Cartas Apaixonadas de Frida Kahlo – José Olympio Editora -1999
KETTENMANN, Andrea – Kahlo Dor e Paixão – Taschen – 1994
BURRUS, Cristina – Frida Kahlo “I Paint my Reality” – Thames & Hudson – 1995
MAYAYO, Patrícia – Frida Kahlo Contra El Mito - 2008 –Ed. Ensayos Arte Cátedra, Madrid.
HERRERA, Hayden. Frida: una biografia de Frida Kahlo
Internet:
Página oficial de Frida Kahlo, You Tube, Google.
Cinema:
TAYMOR, Julie – Frida – 2002
LEDUC, Paul - Frida, Natureza Viva - 1983
Música:
VARGAS, Chavela – Discografia Completa.
DOWNS, Lila – Discografia Completa.
Contribuição especial de André Sidnei Musskopf, teólogo, pesquisador e estudioso da vida e obra de Frida Kahlo – autor do artigo VEADAGENS TEOLÓGICAS, publicado no livro Re Leituras de Frida Kahlo “Por uma estética da diversidade machucada” e de Edla Eggert, professora e pesquisadora na UNISINOS, organizadora do livro citado e autora do artigo A APATIA DE QUEM OLHA: A VIOLÊNCIA NATURALIZADA.

Comentários

Postagens mais visitadas